sábado, 1 de maio de 2010

Exercícios - acentuação gráfica - conforme o Acordo Ortográfico


1. Acentue as palavras, se for necessário: clausula, premio, alias, cancer, arguem toxicomano chines vatapa, niquel, bau, util, incrivel, vintem, torax, lagrima, compos, joquei, ruina, periodico, atraves, lapis, assembleia, sensivel, voo, leem, virus, corrego, consul, amaveis, xerox.

2. Coloque os acentos gráficos que faltam:


Quando os repteis voavam


Há 145 milhões de anos, o ceu foi tomado por pte-rossauros, os repteis alados. Eles se multiplicaram em novas especies. Foi uma explosão demografica nos ares. (Revista Superinteressante)


3. Em cada uma das frases a seguir, há algumas palavras em destaque com terminação igual. Entre-tanto, só uma delas deve ser acentuada. Acentue corretamente a palavra que deve receber o acento gráfico e justifique sua resposta:


a) Ninguem viu a nuvem negra que se aproximava.
b) Naquela cidade reina a maior desordem; ela é agora uma ruina do que foi.
c) Este ônibus não vai para a Rua Para; ele só para na avenida principal do bairro.
d) O motorista do taxi levava um colibri na gaiola.
e) O homem tirou o chapeu e olhou para meu tio interrogativamente.
f) Não gosto de pate de abacate.
g) Ele é um jovem recem-formado.
h) Sua paciencia se evidencia no trato com as crianças.
i) Se como melancia, fico com ansia.
j) Este virus não ataca tatus nem urubus.

4. Assinale a alternativa em que há um erro de acentuação, corrigindo-o:
( ) maracujá, argui, rapé
( ) lápis, tainha, túnel
( ) chapéu, hífen, ítem ( ) jataí, régua, próton
( ) ruim, órgão, egoísta

5. No texto a seguir há:
a) um caso de monossílaba tônico acentuado:
b) três casos de paroxítonas acentuadas:
c) dois casos de oxítonas acentuadas:
d) um caso de i tônico formando hiato:

Acentue tais palavras e retire-as, colocando-as co-mo resposta dos itens acima.


Cidadania


O trabalho desenvolvido pelo Projeto Axe, em Salvador (BA), mostra que e possivel educar e resgatar para a cidadania os meninos de rua. Vejo por que a metodologia de atendimento que vem sendo construida por sua equipe esta servindo de exemplo para a ampliação de experiencias semelhantes em varias regiões do Brasil e do exterior.


6. No texto a seguir, foram omitidos os acentos gráficos. Leia-o com atenção e acentue de forma correta as palavras que são acentuadas graficamente:


Reciclar o lixo


No mundo - e tambem no Brasil - uma e-norme e variada gama de novas tecnologias surge a cada dia, tornando mais viável e barato reciclar materiais descartaveis para possivel reuso. Os avan-ços tecnologicos mais expressivos vem ocorrendo exatamente com o maior vilão da temida quadrilha do lixo: o plastico. Ele e o detrito de mais dificil degradação na natureza, permanecendo intacto no ambiente as vezes por mais de 50 anos. Mas, com criatividade e rigor cientifico, modernas tecnicas de reciclagem ja possibilitam a adoção de diversas saidas para esse dilema. Algumas delas são real-mente revolucionarias, como a produção de um automovel totalmente construido com materiais reciclaveis e um material novissimo chamado “ma-deira plastica”, substitui com maior eficiencia e durabilidade madeiras nobres e raras como mogno e peroba. (Revista Globo Ciencia)


7. Acentue as frases seguintes, quando for necessá-rio:
a) O bom motorista para seu carro para o pedestre passar.
b) Por cautela não vou por sal na comida.
c) Como brilha o pelo deste cavalo!
d) Pelo sim, pelo não, faço eu o trabalho.
e) Pela primeira vez a pela dos carneiros será feita aqui.
f) Pelo-me de medo do escuro.
g) Aquelas crianças não comem pera, só maças.
h) Meus filhos não comem maçãs, só peras.

8. Acentue as formas verbais, se necessário:
a) Zagalo mantem o mesmo time para o jogo de domingo.
b) Polícia intervem na greve dos metalúrgicos.
c) Aposentados mantem a esperança no reajuste.
d) Policiais detem três suspeitos de assalto a banco.

09. Complete as frases com por que, por quê?, porque ou porquê.
a) Se assim o faz, poderá dizer o.....................?
b) Calmo é o lago.................navegamos.
c) ................não disseste a verdade?
d) Não fui à festa..................devo estudar muito.
e) Todos ansiavam.................o dia amanhecesse.
f) Nada foi resolvido, ..................?
g) Ora! ................poucos alunos leem?
h) Diga-me.................motivo não vieste.
i) Não me interessa o motivo..............você deixou de comparecer.
j) Quero o livro................pertence.
l) Alguém poderia explicar-me ................não há reunião hoje?
m) ...............o homem vive em constante angústia?
n) Foi difícil compreender o.................de sua atitu-de inesperada.
o) Os motoristas estavam desesperados............fora anunciado para os próximos dias novo aumento do preço do óleo diesel..
p) De repente, todos se calaram. ...................? .

10. Justifique a acentuação gráfica das seguintes palavras:


a) pântano:
b) herói:
c) também:
d) após:
e)juízes:
j) tábua:
l) açúcar:

11. Construa frases com as palavras de cada item.
a) sábia/ sabia/ sabiá:
b) pode/pôde:
c) pôr/ por:

RESPOSTA

12 comentários:

  1. Obrigada por essa atividade,vc me ajudou muito!

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  2. olá, parabéns pela iniciativa foi um ótimo auxilio, muito obrigado!

    Davi Henrique

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  3. meu q empenho fazer td isso. odeio portugues

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  4. As respostas desse exercício estão no link RESPOSTA, só clicar sobre RESPOSTA lá na página.
    Hélio Consolaro

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  5. Muito bom estes exercícios, muita gente precisa fixar-se para ficar de acordo com a reforma ortográfica.

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  6. Caro Meste,
    Obrigado pelos exercícios. Leciono em uma escola pública onde não há livros para todas as crianças de uma mesma turma. Além disso, os poucos que tenho estão desatualizados em relação à nova ortografia. Usarei os seus exercícios para ensinar acentuação gráfica às crianças. Muito obrigado.
    André Carvalho

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  7. Agradeço a excelente postagem, utilizarei e recomendarei este material, pois precisamos de pesquisadores como estes nas ''secretarias de educação'' brasileiras

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  8. muito obrigado pelo exercicios muito bom

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  9. Excelente atividade. Ajudou-me bastante no aulão de português. Obrigada.

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